MensagensMagicas.com-Glitter-Texto

Olá pessoal!

O blog "Trilhando Saberes" tem o objetivo de compartilhar as ideias e acontecimentos pedagógicos que envolvem a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, textos, entrevistas, mídias em geral, assim como às formações que ministro ou participo ao longo de minha trajetória como educadora e apaixonada por essa área das Tecnologias dentro do processo educativo. Abraço!!

Prof. Esp. Ana Gláucia Sales Nogueira

quinta-feira, 27 de outubro de 2011


PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO AOS DOCENTES RECÉM-INGRESSOS NO MAGISTÉRIO




No dia 22 de outubro, no munícipio de Tianguá, deu-se início a mais uma formação continuada aos professores, atendendo docentes das cidades de Tianguá e Ubajara. Trata-se de um curso de Extensão Universitária de 120/h  oferecido pelo Humanas/UFC em parceria com os municípios supra citados, a formação finalizará em dezembro de 2011. 
Público-alvo: Professores recém-ingressos no último concurso estadual 2010 (áreas de filosofia, sociologia, história e geografia). Professores recém-ingressos na rede pública de educação via concursos municipais nas áreas de geografia e história. Pedagogos.
Apresentação de curso da Equipe Humanas/UFC:
O curso pretende auxiliar os professores(as) da educação básica, a enfrentar com maior segurança a profissão do magistério, por meio da leitura e discussão de temas relativos à formação continuada, o trabalho coletivo, o aprender pela pesquisa, a abordagem interdisciplinar, os saberes necessários a prática educativa e o conhecimento local das novas tecnologias de informação e comunicação na escola. As discussões acerca do fenômeno educacional e da prática docente e do ensino estão sempre em vias de transformação, sendo, portanto, objeto de interesse tanto dos educadores iniciantes, quanto daqueles mais experientes.
Na verdade, entendemos que é fundamental para os docentes, sejam eles neófitos ou mais experimentados, a continuidade dos estudos e a construção de espaços de reflexão coletiva que possam favorecer a aprendizagem e aperfeiçoamento da profissão. Nossos autores e autoras, em cada um dos artigos, conjuminaram esforços para colaborar com você, caro/a professor/a, nessa caminhada.
Estaremos estudando os seguintes artigos:
  • O texto Ambiente virtual de aprendizagem e educação colaborativa de Bethania Rocha e Gerardo Viana Junior leva-nos a repensar os modelos pedagógicos centrados no professor, e lança a proposta de adotarmos práticas mais participativas.
  • Estudos interdisciplinares e a relação entre ciência, cultura e trabalho, Neyara Araújo e Joannes Forte suscitam algumas questões com o propósito de dar subsídios, aos novos professores, a possibilidade de construir, no dia a dia do trabalho docente, uma “prática de estudo compartilhada”, o que exige, da parte destes, um interesse individual e um propósito coletivo de contribuir com a mudança do mundo.
  • A dimensão política do trabalho docente na escola e os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de Cibelle Martins, discute a necessidade de pensarmos o trabalho docente na escola, através de instrumentos que atendam a essa necessidade. 
  • A relação professor/aluno no processo de ensino/aprendizagem é um dos temas principais dentro da temática prática docente. À frente dessa discussão, Andrea Rodrigues e Marney Cruz, debatem algumas das formas como a relação professor/aluno pode ocorrer no processo de ensino aprendizagem.
  • Autodeterminação ética e autonomia do professor, Marcos Nicolau, através da “pedagogia da pergunta”, discute os conceitos de ciência, educação, autonomia, criticidade e liberdade, analisando como os mesmos podem se manifestar na atividade docente e nas relações existentes entre os sujeitos. 

Equipe Pedagógica do Humanas:
Vinicios Rocha, Joyce Carneiro e Vera Fick

 Lista dos Cursistas:
Ana Lúcia Silva da Rocha 
Maria Ivaneide Ferreira de Araújo
Generosa Lima Abreu
Naianny Costa Sá
Renata Queiroz de Sá
Silvio Santos Silva
Saluana Vieira Silva
Assunção Silva dos Santos
Maria Vanderlanha Lopes Pereira
Katia Cilínia da Silva Santos
Oclenilde Maria de Oliveira Alves
Ana Cristina dos Santos Silva
Raimunda Nonata do Vale Silva
Zeliane Félix Fernandes
Raquel Evangelina Oliveira Tomaz
Daniela Fonteles da Costa
Gorete Frota de Vasconcelos
Raimunda Auristela Bevilaqua Bandeira
Camila Fernandes Martins de Paulo
Bruna Janielle Almeida Paixão
Lorena Moita Fonseca
Vanessa Ryane Aguiar Moura
Eduardo Moita Cunha Fernandes
Samile Fernandes Martins
Glauciane Tomaz


Imagens:










Profª Ana Gláucia Sales Nogueira
Tutora do Humanas/UFC 

Nenhum comentário:

Postar um comentário